Família Calvariana

Família Calvariana:
Uma nova página na história

 

Ao longo de 188 anos de caminho feito pela Congregação e pelos que nos antecederam na vivência do Movimento do Mistério Pascal, temos herdado uma vida de Comunhão, a exemplo da Trindade, de Maria Mãe de Jesus, nossa companheira sempre nos indicando a “mesa redonda” da grande Comunidade. O   20º. Capítulo Geral trouxe   como tema: “Família Calvariana, Vida e Missão em Comunhão”.

 “Deixamo-nos conduzir pelo Espírito, sentimos o convite de Jesus e o apelo da Igreja a partilhar, leigos e irmãs, a riqueza da Espiritualidade e Carisma Calvariano” (palavras da equipe de animação geral em 2017 quando nos convocou ao capítulo).

O 20º Capítulo Geral da Congregação das Irmãs de N. Senhora do Calvário, teve lugar na cidade de Gramat- sul da França – onde estão as origens. Ele foi celebrado nos dias 27 /03-7/4 do ano de 2018. Este acontecimento histórico marcou a vida de toda a congregação, desde sua preparação realizada pelas irmãs e leigos por ocasião dos capítulos provinciais em cada ´, grupo, região ou província, bem como a participação ativa deles no capítulo geral.

Foi um capítulo marcante porque desde sua preparação, a equipe foi constituída por irmãs e leigos(as). Foi muito lindo e emocionante a chegada de todas elas e eles vindos de diferentes continentes para se aconchegar fraternalmente ali na casa mãe com a alegria e a ternura do coração de nossas irmãs que ali vivem.

Esse evento foi singular para todas e todos e o tema: “Família Calvariana – Vida e Missão em Comunhão”, nos reuniu. Como foi bonito perceber o quanto cada um e cada uma se envolveu nesta celebração histórica. Um dos símbolos fortes representando cada província, grupo ou região foi a toalha de retalhos que acompanhou os encontros de aprofundamento e preparação para o capítulo. Cada retalho foi confeccionado e ornamentado com símbolos e nomes de cada irmã, cada um dos participantes das comunidades, grupos de leigos organizados e das instituições, e dos leigos e leigas da diáspora. Os retalhos foram costurados pelas leigas do Brasil: Vera Periassu e Maria Salomé de Lima e deram origem a uma linda e colorida toalha de mesa, no formato redondo, – símbolo da nossa comunhão. Esta toalha nos acompanhou durante todo o Capítulo Geral e foi levada num determinado momento a cobrir a mesa dessa história calvariana que estava sendo escrita ali com a tinta e o colorido dos testemunhos de nossas irmãs, e leigos e leigas agora identificados como família calvariana.

Outra inspiração muito forte para este capítulo foi o ícone confeccionado pelo artista brasileiro Anderson Augusto Pereira, que através da arte, nos fala da casa comum, da memória, mística, comunhão, mesa da partilha, profecia e missão. ‘É ao redor dessa “mesa histórica calvariana” com portas e janelas abertas, arrumada no meio da natureza, que a família calvariana é acolhida para continuar a história iniciada com o fundador Pierre Bonhomme e as primeiras irmãs. Nela há lugar para todos que querem continuar o sonho do Padre Bonhomme de acolher aos crucificados e crucificadas da história e ser com eles e para eles presença e sinal de esperança.

O Brasil enviou ao capítulo geral seis irmãs, dez leigos (as) e um sacerdote, que participaram como delegados. Tivemos a alegria de contar com a assessoria do Padre José Cristo Rey Garcia Paredes (CMF) que com muita iluminação e sabedoria aprofundou o tema do capítulo, e manifestou sua admiração e alegria por ver a realização de um capítulo com a presença e participação ativa de irmãs, leigos e sacerdote denominados como Família Calvariana.” Como é lindo e significativo ver uma família que nasce do Espírito de Jesus entregue ao Pai na cruz, nos dizia ele. O que vocês estão vivendo aqui e agora é histórico e profético. “Obrigado por me convidar a estar aqui com vocês hoje contemplando tudo isso.

Ao final do capítulo, elaboramos o documento que orienta toda a congregação nestes 6 anos até o capítulo geral em 2023. A consolidação da Família Calvariana se deu ali durante este tempo e no final o capítulo   elegeu os membros da Equipe de Animação internacional da Família Calvariana, para animar a Família no sexênio.

A EAIF é composta por 3 leigos, 1 religiosa representante das irmãs e uma religiosa representante da Equipe de Animação Geral que acompanha o grupo. Eis a equipe: Ariovaldo Nesso e Ir. Vilma Nogueira: Brasil.  Patrícia Arostegui e hermana Viviana Arostegui:  Argentina.  Bernard Grynko: França.

Retornamos aos nossos lugares de origens com o coração cheio de gratidão pelas maravilhas que o Espírito fez em nossa congregação neste tempo precioso.

Sigamos em frente: irmãs, leigos e sacerdotes sabendo que o que   nos congrega como Família Calvariana, é a partilha da espiritualidade, da vida e da missão carismática, deixadas pelo fundador e atualizadas em cada capítulo escrito com as tintas do coração calvariano!

Ir. Vilma Nogueira- delegada do capítulo pela EAP- equipe de animação provincial do Brasil.