Juventude Missionária Calvariana – JCM

Eis aí os teus filhos… Eis aí a tua mãe! (Jo 19, 25-27)

 

Este projeto destina-se a articular jovens de diversas realidades e culturas, para constituírem-se em Jovens Calvarianos (as), integrantes da Família Calvariana, que se oriunda da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, fundada pelo Beato Pierre Bonhomme, a fim de viverem o carisma e a espiritualidade que nasce da experiência do Calvário, no cultivo da dimensão espiritual, comunitária (humana relacional), missionária e sociocultural.

 

MÍSTICA DO PROJETO

A espiritualidade é o que nos sustenta e nos une em nossas opções de vida. Com a mística carismática que nasce do legado de Jesus a Maria, sua mãe, no calvário: “Mulher, eis aí os teus filhos. Filho, eis aí tua mãe” (cf. Jo 19,25-29), somos discípulos (aprendizes) tendo como fundamento e centro de nossas vidas, Jesus Cristo. Encontramos em Maria, Mulher e Mãe, a motivação (Inspiração) para cultivar a dinâmica do cuidado materno que acolhe a todos e todas, numa atitude de pé diante dos calvários da humanidade. A exemplo do Jovem Discípulo Amado, permanecemos fiéis a Jesus até a cruz, levando Maria, sua mãe, para nossa “casa”, formando comunidade que vivencia a dinâmica do Mistério Pascal (Vida, Paixão, Morte e Ressurreição). Pelo impulso e força do Espírito Santo, nós nos tornamos Presença de solidariedade, esperança e fé para o mundo de hoje.

 

VALORES

Acolhida, alegria, criatividade, atitude crítica, abertura ao encontro, consciência de ser discípulo (a) (aprendizes), promoção da vida, sinais de esperança, pluralidade e diversidade, ecumenismo, diálogo, agentes de comunhão, igualdade e sentido de família, compromisso com a ecologia integral, abertos às novas formas de comunicação, ética cristã, fé, esperança, solidariedade, doação e cuidado.

 

OBJETIVO

Instituir a Juventude Calvariana Missionária na província do Brasil, despertando o protagonismo juvenil a partir da vivência da Mística Calvariana para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária que se faz Presença nos calvários cotidianos.

 

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA

Este projeto surgiu do diálogo entre as irmãs da equipe de comunicação da província ao refletir sobre o público que atingimos, principalmente através do Facebook da AVIC – Animação Vocacional das Irmãs Calvarianas, que em tese tem o objetivo de se aproximar dos jovens para falar de vocação. Constatou-se que este objetivo não está sendo atingido. Percebeu-se a necessidade de encontrar estratégias para melhorar a presença junto às juventudes e atingir virtualmente os jovens, até porque a AVIC é uma ponte tanto para levar jovens a discernir sua vocação, como para encaminhar os jovens que não se encontram na vocação à vida religiosa.

A Juventude Calvariana é uma proposta do 19º capítulo provincial e 20º capítulo geral, as Irmãs envolvidas perceberam que haveria dificuldade de criar algo para os jovens somente a partir do que pensavam, correndo o perigo de não atingir o objetivo. Por isto, a partir de uma partilha entre a Ir. Cássia e Ir. Maria da Conceição, diante do cenário da comunicação e apresentação para a Ir. Silvana e Ir. Liliane, surgiu o sonho de organizar a Juventude Calvariana, pensando em promover contato com os jovens ligados às comunidades Calvarianas em suas realidades. Assim, pôde-se sentir e perceber como eles viam esta proposta e criar uma aproximação dos jovens com o projeto da Juventude Calvariana. Em contato com alguns jovens, percebeu-se que estes já se sentiam Calvarianos, mas faltava algo organizado, uma identidade definida, uma proposta que gerasse unidade nos diferentes jovens da família calvariana. Pensou-se em socializar este desejo com o intuito de convidar uma representação de cada comunidade onde as Irmãs Calvarianas estão inseridas, mas viu-se que já havia entre as 04 irmãs, uma representação da área sul e norte e que teria jovens destas regiões que ajudariam a elaborar o esboço do projeto piloto para ser apresentado posteriormente e envolver mais pessoas. Deste projeto piloto, reuniu-se 03 jovens do Piauí[1], 01 de Campinas/SP[2] (Colégio Sagrado Coração de Jesus), 01 de São Paulo[3] (família Calvariana) e 01 de Guajará-Mirim/RO[4].

Neste sentido, nasceu a sugestão de criar o Instagram para a Juventude Calvariana, a fim de visibilizar sua identidade e envolver as juventudes. Definiu-se que o perfil no Instagram seria aberto com a participação e articulação dos jovens, sendo estes responsáveis por produzir os conteúdos.

Este processo foi construído com reuniões online e aprofundamento de documentos do Capítulo Geral de 2018, além da vida e testemunho do Pe. Pierre Bonhomme e documentos sobre as Juventudes, mas principalmente através da experiência e prática Calvariana de cada um dos jovens envolvidos. Dividiu-se algumas tarefas nesta articulação, colocando como dinamizadora a Ir. Maria Liliane, a Ir. Cássia Carvalho com os jovens responsáveis do Instagram e das demais redes sociais, a Irmã Maria da Conceição como secretária, responsável por manter viva a memória do caminho e Irmã Silvana Porfírio como ponte da AVIC para dinamização de conteúdos de aprofundamento. Funções delimitadas para facilitar a organização e contato com os jovens, porém, tudo foi decidido com sintonia e envolvimento de todos. Sentiu-se que os jovens estavam envolvidos e comprometidos, além de serem muito profundos no tocante ao carisma. Havia certa pressa no desejo de encaminhar este projeto, visto que muitos jovens já clamavam por esta ação direcionada a eles há algum tempo.

Com o intuito de dar passos concretos na construção do projeto da Juventude Calvariana, a proposta foi apresentada à Irmã Valdene Maria da Silva (articuladora provincial), que propôs que a proposta do projeto fosse apresentada em uma reunião da EAP – Equipe de Animação Provincial, explicando a iniciativa para apreciação e consideração coletiva (este processo está detalhado na síntese em anexo). Após socialização com a EAP, a equipe se reuniu de forma virtual pelo aplicativo do Google Meet para partilha de vida, criação da identidade da Juventude Calvariana Missionária (em anexo) e para criação da logomarca e esboço do projeto da instituição da JCM, este processo perdurou de maio a outubro de 2020. A equipe continuou as reuniões quinzenais, dedicando os meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 para elaboração e apresentação do projeto.

 

ARTICULAÇÃO NACIONAL

JOVENS

Piauí – Jenilson Oliveira, Brenda Reis e José Junior Martírios; 1
São Paulo – Jonas Moreira;
Maranhão – Meireles
Guajará-Mirim/RO – Yan AZZY, Joyce e Rafael.

 

IRMÃS

Maria Liliane Oliveira Do Nascimento, Silvana A. Bernardo Aparecida, Cássia P. Carvalho, Maria Da Conceição Rodrigues Pinheiro.

 

 

IDENTIDADE DE JUVENTUDE CALVARIANA

QUEM SOMOS?

Jovens Calvarianos (as) de diversas realidades e culturas, membros da Família Calvariana, oriunda da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, fundada pelo Beato Pierre Bonhomme. Vivemos o carisma e a espiritualidade que nasce da experiência do Calvário, no cultivo da dimensão espiritual, comunitária (humana relacional), missionária e sociocultural. Acreditamos que somos jovens protagonistas na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, que se faz Presença nos calvários cotidianos, onde todos e todas são bem-vindos (as) para contribuir conosco!

 

DIMENSÃO ESPIRITUAL – (mística)

A espiritualidade é o que nos sustenta e nos une em nossas opções de vida. Com a mística carismática que nasce do legado de Jesus a Maria, sua mãe, no calvário: “Mulher, eis aí teus filhos. Filhos, eis aí tua mãe” (cf. Jo 19,25-29), somos discípulos (aprendizes) tendo como fundamento e centro de nossas vidas, Jesus Cristo, personificação plena do amor de Deus. E encontramos em Maria, Mulher e Mãe, sob o título de Nossa Senhora do Calvário, a motivação (Inspiração) para cultivar a dinâmica do cuidado materno que acolhe a todos e todas, numa atitude de pé diante dos calvários da humanidade. A exemplo do Jovem Discípulo Amado, permanecemos fiéis a Jesus até à cruz, levando Maria, sua mãe, para nossa “casa”, formando comunidade que vivencia a dinâmica do Mistério Pascal (Vida, Paixão, Morte e Ressurreição).

DIMENSÃO COMUNITÁRIA E SOCIOCULTURAL

Com outros (as) jovens formamos uma família de acolhida e ajuda mútua, como forma de superação de nossas próprias cruzes. Partilhamos a vida em sua plenitude, na convivência com a diversidade e pluralidade de ideias, no diálogo e respeito às crenças e culturas. Queremos ser espaço de encontro, acolhida, partilha e convivência, criando laços de unidade e comunhão, que nos fortalece para a missão no cultivo da espiritualidade Calvariana.

 

DIMENSÃO MISSIONÁRIA

Motivados (as) por Jesus Cristo e pelo testemunho missionário do Beato Pierre Bonhomme, optamos pela Missionariedade como caminho, onde vivemos o carisma, cultivamos a fé e nos doamos em serviço aos nossos irmãos e irmãs. Pelo impulso e força do Espírito Santo, nós nos tornamos Presença de solidariedade, esperança e fé para o mundo de hoje. Atuamos em vários espaços, para além do âmbito eclesial, entrelaçados (as) pelos valores éticos e cristãos, comprometidos (as) com o cuidado da vida ameaçada e crucificada, a partir da vivência mística do Calvário: “Olhar, escutar, acolher a todos e todas como filhos e filhas”.

 

PARA SER JOVEM CALVARIANO (A)

É preciso ter entre 14 e 30 anos, e dispor-se a conhecer (identificar) e viver a espiritualidade e mística do calvário.