Mensagem da Provincial na Festa da assunção de Nossa Senhora e dia da Vida Religiosa Consagrada

São Paulo, 16 de agosto de 2019.

 

Queridos membros da Família Calvariana: religiosas, leigas, leigos e sacerdotes

No próximo domingo, a Igreja nos convida a celebrarmos a festa da Assunção de Nossa Senhora. Esta festa tem como foco a pessoa de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, e tudo o que ela representou e representa, ainda hoje, na história da salvação.

Ela foi a primeira habitação de Deus que se fez pessoa humana, como cada um e cada uma de nós. Ela acompanhou seu Filho ao longo de toda a sua vida, como bem atestam as várias passagens dos Evangelhos, e com Ele foi até o Calvário onde testemunhou a misericórdia de Deus, que se entregou a nós, que se deu até o fim por amor a cada um e cada uma de nós.

Maria, esteve presente com aqueles e aquelas que constituíram a primeira comunidade de seguidores e seguidoras de seu Filho. E foi entregue a nós como Mãe. Mãe desta nova comunidade, desta nova família, que foi gerada no amor aos pés da cruz de seu Filho.

Segundo o que nos coloca a tradição da Igreja, Maria foi levada aos céus em corpo e alma, significando que foi reconhecida na sua integridade como criatura amada por Deus. Foi reconhecida como aquela que, de fato, se deixou inspirar, se deixou tocar, se deixou conduzir e amar por Deus, ao longo de toda a sua vida, desde sua concepção até a sua morte.

É a partir desta festa da Assunção, que quero colocar aqui uma breve reflexão, para lhes dizer que, neste dia, a Igreja Católica no Brasil celebra a festa da Vida Religiosa Consagrada, porque reconhece em Maria, a Mãe de Jesus, nela que foi totalmente doada a Deus, os valores fundamentais que devem constituir a essência da consagração religiosa, quais sejam a entrega de vida por amor a Deus, a aceitação da Sua vontade, o fazer-se discípula de Jesus, sendo presença misericordiosa junto aos amados e amadas de seu Filho Jesus.

Também para nós Religiosas Calvarianas, para nós Família Calvariana, Maria é a referência daquela, a partir da qual, nós somos introduzidos/as na Espiritualidade Calvariana, fazendo-nos presentes com ela junto à cruz de seu Filho, e com Ela hoje convidados e convidadas a nos aproximarmos e solidarizarmos com os crucificados e crucificadas para buscarmos a uma vida mais digna, uma vida mais justa, uma vida mais humana, que seja conforme ao projeto de salvação, que Deus nos revelou em seu Filho Jesus.

É neste sentido que hoje celebramos a vocação à Vida Religiosa e também à vida religiosa calvariana acolhendo, na pessoa de Maria, tudo aquilo que ela viveu, representou e representa para nós. E dando graças a Deus pelo dom da Consagração Religiosa que Ele nos concede.

Vamos, pois, celebrar com alegria, com gratidão, com reconhecimento a festa da Assunção de Maria e o dom da vida consagrada!

Ir. Maria Elena Guariento

Provincial das Irmãs Calvarianas no Brasil