PADRE BONHOMME TESTEMUNHO DE FÉ E ESPERANÇA PARA O MUNDO DE HOJE

… e 20 anos se passaram! Mas a voz do Papa São João Paulo II, se faz ouvir:
“Hoje a Igreja apresenta ao mundo: o Beato Pierre Bonhomme!”

 

Querida Família Calvariana, este ano temos a alegria de celebrar os 20 anos da Beatificação do nosso querido Fundador, Beato Pierre Bonhomme.

Começamos a contar essa história, a partir da comunidade de Guajará-mirim, estado de Rondônia. Isso porque desde 1935, o Padre Pierre Bonhomme está sendo missionário na Amazônia, através das Irmãs Calvarianas. E foi justamente no rio Mamoré, subafluente da grande Bacia Amazônica, que se deu o milagre do salvamento do pequeno Ferdinando. Nessa embarcação estava presente a Irmã Luzia Mendonça, que pediu a Deus, por intermédio do Padre Pierre Bonhomme, o salvamento do menino que havia caído no rio.   E Ferdinando foi miraculosamente recuperado, são e salvo.

 Vinte anos se passaram da Beatificação.

E em nosso coração está viva a lembrança desse dia de graça e de louvor. Quem não se lembra da vibração que invadia a Praça São Pedro naquele 23 de março de 2003?  Com o coração transbordante de júbilo, recordemos as palavras do Papa, São João Paulo II, proclamando Beato, o padre Pierre Bonhomme: “A lei do Senhor é pura e é luz para os olhos” (Sl. 18-10). Isto aplica-se naturalmente ao Padre Pierre Bonhomme que encontrou na escuta da palavra de Deus, sobretudo das bem-aventuranças e dos relatos da Paixão do Senhor, a orientação para viver em intimidade com Cristo e para imitá-lo, guiado por Maria. A meditação da Escritura foi a fonte incomparável de sua atividade pastoral, em particular de sua atenção aos pobres, aos doentes, aos surdos e às pessoas deficientes para as quais fundou o Instituto das “Religiosas de Nossas Senhora do Calvário”. Seguindo o exemplo do novo beato, podemos afirmar: “Meu modelo será Jesus Cristo. Gosta-se de assemelhar-se a quem se ama”. Que o Padre Bonhomme nos leve a familiarizarmos com a Escritura, para amar o Salvador e ser suas incansáveis testemunhas com a palavra e a vida. O mistério da redenção, no qual todos os fiéis são chamados a participar, foi vivido de modo singular pelo novo beato, a quem tenho a alegria de elevar hoje à glória dos altares: Pierre Bonhomme presbítero, fundador da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora do Calvário!”

É neste ambiente festivo que podemos refletir: A Beatificação é um presente da Igreja para o mundo. Ela nos apresenta a pessoa beatificada, como um testemunho de vida, alguém que está no céu e pode interceder por nós. Inspirados em seu testemunho, podemos viver melhor nossa vida cristã.

O Padre Pierre Bonhomme, incansável missionário, soube ouvir os gritos do povo sofrido de sua terra natal e dedicou sua vida como sacerdote, educador, restaurador da fé através das peregrinações aos santuários marianos.  Seu agir profético incomodava, mas abria frentes novas de evangelização.

Recordemos as Palavra do Bispo de Cahors, Dom Maurice Gaidon, por ocasião da Beatificação do Padre Bonhomme. “Ordenado sacerdote aos 24 anos em Cahors, onde se preparou para o sacerdócio, Padre Bonhomme voltou a Gramat como vigário e se lançou ao encontro dos famintos, dos pobres camponeses de sua diocese, suscitando a generosidade de um punhado de jovens cristãs com as quais lança os fundamentos do que vai tornar-se “a Congregação de Nossa Senhora do Calvário”. O élan é dado na impetuosidade de uma personalidade que não trapaceia com as exigências evangélicas, sob o olhar inquieto e por vezes crítico de seus colegas e mesmo de seu bispo. Juntar as ovelhas feridas para dar-lhes a cura do perdão e assegurar-lhes, graças a suas primeiras companheiras, a presença de testemunhas da compaixão de um Deus que veio reanimar os doentes e sofredores. De ora em diante, Pierre Bonhomme multiplicará as iniciativas: abrindo escolas, animando missões populares trabalhando ardentemente na restauração das peregrinações de Rocamadour, abrindo seu coração aos apelos que lhe vem do mundo dos surdos e dos deficientes… sem esquecer de velar pela formação daquelas que serão encarregadas de continuar sua obra e que continuam hoje ainda nos diferentes países. Tal se apresenta a figura exemplar de um sacerdote diocesano que foi o orgulho de sua diocese.  Rosto de ontem apto a suscitar em seus irmãos padres do século XXI o ardor missionário necessário para semear, em uma terra aparentemente hostil o bom grão destinado a dar fruto.  Que não nos esqueçamos de ficar junto de Nossa Senhora do Calvário para aí forjar nosso olhar contemplativo, fazer provisão de silêncio, meditar as leis da fecundidade apostólica aos pés da Cruz do Salvador!”

O Evangelho escolhido para a Missa da Beatificação, foi o das Bem-Aventuranças, Mt.5,3-12.

O Padre Bonhomme nos deu as Bem-Aventuranças como normas de vida, após tê-las vivido ele mesmo.

Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino do Céu.

Felizes os aflitos, porque serão consolados.

Felizes os mansos, porque possuirão a terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.

Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.

Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.

Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.

Unidos ao Beato Pierre Bonhomme e a toda a nossa Família Calvariana supliquemos ao Pai pedindo a paz, a unidade, o amor e a solidariedade para o Brasil e para o mundo.

OREMOS

Deus nosso Pai, colocastes no coração do Padre Pierre Bonhomme um amor apaixonado por Jesus Cristo, uma filial confiança em Maria e um gosto constante pela oração.  Atento aos apelos do Espírito Santo, testemunhou um ardor missionário que nada podia desanimar. Por sua intercessão, concede-nos as graças que te pedimos. (silêncio, pedir a graça). Digna-te glorificar teu servo e ajuda-nos, a seu exemplo, a caminhar na fé e na esperança.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Bem-aventurado o Beato Padre Pierre Bonhomme!

AMÉM!