PRESENÇA NA AMAZÔNIA

Partilha sobre missão na Amazônia

   “Amazônia ventre bendito, terra sagrada ameríndia flor!

Sustento da tua   gente tuas matas, berço divino do amor”

 

É com esse mantra, de autoria da Larissa Gotti, que eu começo minha partilha sobre esse tempo de vivência  na Amazônia.

Sou Irmã Luzinete de Araújo Silva, natural do município de São Luís do Piauí.          Em 09 de dezembro de 2012 fiz minha primeira consagração Religiosa na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário. Logo em seguida fui enviada em missão à comunidade Calvariana missionária na Vila do Novo Céu, município de Autazes estado do Amazonas.

Cheguei em Novo Céu em 27 de janeiro de 2013, e desde então tenho vivido aqui nessa região de Autazes, pertencente à Prelazia Apostólica de Borba.

O que me encanta nessa terra  é a riqueza da natureza, a biodiversidade da fauna e da flora, a beleza e os saberes dos povos indígenas e ribeirinhos, o movimento das águas dos rios e lagos que nas cheias e na seca modificam o espaço, a paisagem, a vida das pessoas.

O que me preocupa é a situação dos povos indígenas com suas terras cada vez mais invadidas, suas vidas ameaçadas pelo desmatamento, pelas queimadas, pela expansão das fazendas para criação de búfalos, pelo agronegócio e pelos projetos de mineração.

O que alimenta a minha esperança é ver a resistência desses povos que cada vez mais se organizam na luta pela defesa dos seus direitos, pela demarcação de suas terras e pela preservação da Amazônia.

Precisamos continuar somando com eles nessa luta, pois para a vida dos povos continuar de pé a floresta precisa permanecer em pé. Como dizia a Irmã Dorothy Stang: “ A morte da floresta é o fim da nossa vida”